CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

sábado, 2 de abril de 2011

Dicas de outros blogs!!

Amei as dicas da Carol do blog "Garota que lê" sobre como cuidar dos livros e evitar os cupins!!
Como ela eu odeio esses livros, mas ainda bem que eles só aparecem no verão!

Ps.: Quero estas estantes pra mim!!!!

______________________________________________________________

Batalha contra cupins e outros males...
Não sei se o problema é regional, sazonal ou qualquer outra palavra terminada com “nal”, mas muita gente tem problemas com seus livros e esses bichinhos nojentos. Por tal razão resolvi fazer esse post explicativo-educativo, sobre como proteger nossas obras das minhocas terríveis (e algumas outras coisas).
1. O livro deve ser constantemente manuseado. O virar das páginas oxigena o material, impede a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiça. Sacou? microorganismos = minhocas terríveis que nem “micro” são.
2. Folheie rapidamente, mas cuidadosamente, o livro sempre que for colocá-lo de volta na prateleira. Isso vai arejá-lo; Mesma teoria, onde tem ar e movimento não tem bicho.
3. Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos, pois isto impede a respiração adequada do papel. Além de abafar seu livro, imagina quem vai gostar do gostoso ninho?
4. Evite encapar os livros com papel pardo ou similar. Essa aparente proteção contra a poeira causa, na realidade, mais dano do que benefício ao volume em médio e curto prazo. O papel tipo pardo, de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que estiver envolvendo (migração ácida);
5. Faça uma vistoria mensal. Retire todos os livros, limpe-os com um pano seco. Limpe a estante com um pano úmido. Evite passar produtos fortes do tipo lustra-móveis, já que seus resíduos podem infiltrar no papel; No final das contas, limpar é sempre bom.
7. Deixe sempre um espaço entre estantes e parede. A parede pode transmitir umidade aos livros. E, com a umidade, surgem os fungos; Fungos são parentes próximos dos bichos nojentos.
8. Não guarde livros inclinados. Aparadores podem mantê-los retos; Aquele livro todo curvadão ninguém gosta…
9. Na prateleira, os livros devem ficar folgados. Sendo fáceis de serem retirados, duram mais. Livros apertados também favorecem o aparecimento de cupins; A MINHOCA TERRÍVEL!
10. A melhor posição para um livro é vertical. Livros maiores devem ter prateleiras que permitam isso. Em último caso deixe-os horizontalmente, tomando-se o cuidado de não sobrepor mais de 3 volumes; Imagina a esmagação que fica naqueles volumes lá de baixo…
11. Luz do sol direta nem pensar. O sol desbota e entorta as capas; Aliás, não deixe seu livro no carro, experiência própria, o bafo entorta o mesmo que o Sol.
Fiz dezenas de pesquisas e experiências porque, em um final de semana vindo do inferno, tive que lidar com três revoadas de cupins seguidas. Limpei a estante toda duas vezes seguidas. A conclusão? Não achei nenhum lugar ensinando à acabar com cupins nos livros, é só tentar evitá-los e limpar logo que eles abram buracos nos livros. (se você souber de veneno para previnir cupim em livro, pelo amoooor de deus me conta!)
 
(limpeza histérica que fiz em Janeiro)
Outras coisas que faço para lidar com bichos indesejáveis:
  • naquele dia de Sol bonito, quando não tiver batendo Sol direto, abrir TUDO, janela, porta, portinha, ligar o ventilador e deixar lá
  • Existe um inseticida, o SBP automático (foto), que ajuda muito! os cupins até atacam como sempre, mas acabam mortos pelo chão, prateleira e outros lugares. É nojento, mas é melhor do que nos livros!
  • detalhe nojento: cupins andam em casal, se tiver uma minhoquinha, terá outra, em algum lugar…
  • detalhe nojento2: onde tem asinhas caída, tem cupim, é FATO.
  • detalhe nojento3: jogá-los em um pote de água é o jeito mais seguro de matá-los, sem deixar nenhum vestígio para proliferação.
Limpando a estante:
  • Não adianta, tem que olhar um por um, dentro das orelhas dos livros, folhear, procurar por pózinho…
  • Pegue quantas prateleiras tem na sua estante e faça uma conta: tenho 12 prateleiras, 4 semanas no mês, se eu limpar 3 prateleiras por semana, nenhuma vai ficar um mês sem ser movimentada (idéia GENIAL do meu namorado).
  • O pano branco no chão da minha foto tem um motivo, poder enxergar bem se algo vivo sai dos livros.
E vocês, alguma dica de como se livrar desses bichos asquerosos chamados cupins?
Texto em negrito retirado do site Jane Austen Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu blog!
Faça uma blogueira feliz e deixe seu comentário!!
Todos são muito Bem-Vindos!
Até mais!!