CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

domingo, 26 de agosto de 2012

A Magia do Império Disney

Vontade de fazer algo novo, e nada mais certo do que fazer algo que tenha tudo haver com o que mais amo (uma das coisas) - viajar!
Tomei a decisão, voltar a estudar e mudar um pouco o que faço. Se tudo de certo até o final do próximo ano serei guia de turismo, e minha especialização nessa area não poderia ser diferente. Disney é claro! Amo aquele lugar, e apesar de ter ido apenas uma vez, depois de ler esse livro maravilhoso, parece que já sei muito e posso apresentá-lo para outras pessoas.
Ginha Nader tem uma história de vida sensacional, queria eu ter a força de vontade e o carisma que ela tem. Ela nos conta muito bem a vida de Walt Disney, juntamente com seu irmão Roy, e muitos que fizeram parte de sua infância, juventude e vida adulta. Ela nos apresenta muitos detalhes de como tudo começou, até como cada parque foi projetado, os problemas por que passaram e como tudo vem crescendo até hoje.
É um livro encontrado nas sessões de administração das livrarias, porém, conta muito mais do que isso. Tia Ginha, como é conhecida, nos faz viajar na vida desse homem que é tão influente na vida de muitos, e que até hoje dá aulas de como se administrar uma empresa e fazê-la funcionar!

A Magia do Império Disney - Ginha Nader -3 edição.

"Qual o segredo para obter sucesso? O ser humano vive uma busca frenética por formulas magicas para ser bem-sucedido em sua vida pessoal e profissional; muitas empresas buscam o caminho da excelência pelas historias de sucesso. você e nosso convidado para entrar no mundo de fantasia criado por Walter Disney, onde os sonhos se tornam realidade por meio dos segredos desvendados por Ginha Nader em sua vivência e pesquisa sobre o tema ao longo de quarenta anos.
Este case de sucesso passa por cinco temas emocionantes: a fascinante caminhada do homem Walter Elias Disney, a gestão empresarial de sua companhia, a empresa Walter Disney Company, os segredos de seu modelo de excelência e qualidade e finalmente a descrição completa dos parques do Walter Disney World Resort de Orlando, na Flórida".
"Em pensar que tudo começou com um rato!"

Como não me acho, ainda, capaz de resumir a vida desse homem, pois não iria fazer jus a todos os detalhes que Ginha Nader colocou neste livro, pretendo, a partir daqui, colocar alguns detalhes marcantes dessa obra, que me surpreenderam e me deixaram ainda mais interessada na vida e obra de Walt Disney.
Tia Ginha e uma mulher fascinante, e depois de muitos anos ainda fala com muito carinho de tudo que pesquisou e publicou sobre a vida de Walt. Sua vida merece sim ser contada, e nada melhor que uma autora dessa que faz isso com um imenso carinho. Ginha Nader e a única brasileira com o nome gravado na calcada da fama da Disney, e recebeu isso por sua imensa dedicação ao trabalho construído por Disney e seus sucessores.

Mas vamos lá...quem sabe alguém mais se interesse pelo sucesso obtido por Walt Disney!

1# Conversa de Walt (que desde cedo adquiriu o gosto pela leitura) com Mark Twain ( escritor, símbolo da cultura norte-americana, autor de As aventuras de Tom Sawer):
Walt: - Meu pai sempre diz que temos que ser práticos e objetivos para vencer na vida.
Mark: - Pois meu conselho e que temos  de ser crianças o maior tempo possível e, se soubermos dar o jeito certo, talvez não precisemos crescer nunca! Eu nunca cresci... e nunca me arrependi!
Isso também mantém os sonhos vivos. Entende o que eu digo?
Walt: - Será que e tão simples assim?
Mark: - Não, não e tão simples assim. Essa e a parte mais difícil. as pessoas nãos se sentem a vontade perto dos sonhadores. procuram nos animar. Não deixe que os pessimistas e os faladores desanimem você. Não deixe! (pág.34)

Sobre o filme Branca de Neve e os Sete anões, que estreou em dezembro de 1937, e para surpreender muita gente, teve uma renda de mais de 8 milões de doláres em sua primeira exibição, o Times de Nova York, escreveu o seguinte:

"Branca de Neve é uma combinação de Hollywood e dos irmão Grimm, com a fantasia melancólica e sonhadora das crianças do mundo inteiro. Trata-se de uma obra-prima que vai ser assistida e amada por novas gerações, muito depois que as atuais estrelas de Hollywood estiverem dormindo em um lugar onde nenhum beijo de príncipe poderá acordá-las". (pág. 92)

Frase de mais um gênio, no qual Walt se inspirou muito:

"Devemos olhar para os adultos como possiveis crianças, e para as crianças como possiveis adultos.
Devemos dizer coisas claras à inteligência de ambos.
Fazê-los rir e depois descansar... chorar e depois descansar..." (Charles Chaplin)

Sobre a criação da Disneylândia, que gerou diversas controversias e hoje é um dos maiores parques criados por Walt, visitado por milhares de pessoas:

"A Disneylândia não foi criada por uma mente infantil: foi sempre um diálogo com adultos honestos, aqueles que não se envergonhasm de ser crianças... Em que idade deixamos de ser crianças? Aos 6, 18, 30, 60 anos? Se formos honestos, nunca: a curiosidade, o intusiasmo, a vontade de chorar e rir são virtudes das crianças... Um adulto que é incapaz de ser criança não pode sentir prazer na vida... O importante é não envelhecer nunca!!!" (Walt Disney)

 Ele ainda diz...

"Você pode sonhar, projetar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas precisa de pessoas para tornar o sonho realidade."

Após a morte de Walt, em dezembro de 1966, que poucos sabem, foi por um motivo fútil, o cigarro, muitas pessoas ficaram chocadas. O mundo estava em luto pela morte desse homem que criava coisas tão belas e consquistava quem o conhecia.

"Um gênio nunca morre. Ele vive em sua grandeza e no bem que realizou..." (autor anônimo)

A inauguração do Walt Disney World foi em 1º de outubro de 1971, e nesse momento Roy Disney fez uma homenagem a seu irmã, pois todos sabiam, este era o maior sonho dele!

"O Walt Disney World Resort é um tributo à filosofia e à vida de Walter Elias Disney e ao talento, à dedicação e à lealdade de toda a organização Disney, que fez o sonho de Walt se tornar realidade. O Walt Disney World traz alegria, inspiração e novos conhecimentos para todos que vão a esse lugar feliz... Um reino mágico onde os jovens da Terra, de todas as idades, podem rir, brincar e aprender juntos. (Placa comemorativa)


Frases dele...

"Os filmes estimulam as crianças a ler livros sobre vários temas."
"Ideias vêm através da curiosidade."
"Enquanto houver imaginação no mundo, a Disneylândia jamais estará pronta."

Disney era um homem cheio de sonhos e ideais, mas nem todos entendiam, ou principalmente, acreditavam, que os sonhos poderiam se tornar realidade, por mais mirabolantes que eles fossem...

"Disney era um líder que se orgulhava do produto de sua organização, um sonhador que não tinha medo de assumir riscos e de cometer enganos e que evoluiu com o passar do tempo mediante o emprego de soluções simples. Sua capacidade de liderança era testada constantemente na condução de pessoas rumo a realização de um sonho - aos olhos da grande maioria, impossível. O entusiasmo com o qual investia cada partícula de energia em seus projetos era contagiante e quebrava resistências, já que, como dizia, era difícil fazer com que os homens do dinheiro acreditassem que sonho da lucro." (pág. 362)
"O sonho de um homem!"





Muito mais pode ser dito sobre este livro, e mais ainda sobre a vida e obra de Walt Disney. Porém, o post já ficou muito grande. ^^
Espero que alguém mais se interesse por esse livro e como eu, se encante com tudo que esta escrito nele.
Agradeço a Ginha Nader pela recomendação, valeu, realmente, muito a pena!

*Todos as citações foram retiradas do livro!

Um comentário:

  1. deve ser uma sensação indescritível ver seus sonhos criarem vida, tanto na tela, quanto no parque..
    ou na imaginação de todas as crianças do planeta!
    bjosss bru

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar meu blog!
Faça uma blogueira feliz e deixe seu comentário!!
Todos são muito Bem-Vindos!
Até mais!!